quinta-feira, 14 de junho de 2012

QUER SER JUIZ? QUER MESMO?


Quer ser Juiz? Quer mesmo? Por que? Você tem vocação? O que exatamente faz um Juiz? Quanto trabalha? Quais são as peculiaridades da profissão? O que fazer para alcançá-la? Qual a razão da dificuldade do concurso?


O debate aqui é exclusivo sobre a motivação que induz alguém, em um determinado momento, a querer ser Juiz. A questão sempre me causou uma inquietação muito grande e certo desconforto porque vejo inúmeros candidatos a Juiz dirigirem-se a um estudo exaustivo para alcançarem esta profissão sem possuírem qualquer ideia, sequer vaga, das atribuições do cargo e sem analisarem a vocação.


É bom que se diga, de início, que o magistrado de hoje em dia dificilmente usa toga, exceto quando participa de sessões de julgamento nos Tribunais. Houve uma substancial mudança, ainda, na formalidade das sessões e audiências. Quem nunca viu, nos filmes americanos, todos se levantando para receberem o Juiz? Na prática, isso não existe!!!


A profissão tem pouco ou quase nada do “glamour” que a ela se atribui. A pessoa, então, ao decidir abraçar esta atividade deve estar atento, desde sempre, que a solenidade de antigamente hoje corresponde a uma atuação silenciosa e quase operária, visando à diminuição da quantidade de processos e à busca pela realização dos atos processuais da forma mais rápida possível, a despeito de inúmeras dificuldades estruturais. E tudo com uma forte cobrança social e também interna...


Para quem pensa que o trabalho do Juiz é feito por seus assessores, saibam que ser Juiz é estar abarrotado de processos quando o assessor invade sua sala com outras duas urgências. Você mantém o raciocínio para concluir a decisão que estava preparando quando é novamente interrompido porque existem advogados aguardando para falar com você. Após atender os advogados, você tenta retomar o raciocínio e aparece outra urgência. Neste momento, você é informado que todas as partes já chegaram e que as 05 (cinco) audiências marcadas para a tarde já podem começar. Além disso, existem mais de 10 (dez) minutas de sentenças na sua mesa para serem conferidas e uma centena de despachos. A atenção para cada sentença/decisão/despacho é que vai determinar o correto funcionamento da sua Vara e a manutenção da coerência dos seus posicionamentos. Nada deve passar despercebido. O erro não será perdoado!


Como já expôs Carnelutti, “nenhum homem, se pensasse no que ocorre para julgar um outro homem, aceitaria ser Juiz”.


Ninguém se torna um Juiz através do concurso. É você que deve investigar, de antemão, o quanto existe em você de ponderação, de equilíbrio, de compromisso com as questões relacionadas ao outro, de responsabilidade, de honestidade, entre tantas outras coisas.


A pessoa que pretende abraçar a magistratura pensando na remuneração logo quebrará a cara! Não vale à pena do ponto de vista financeiro, em virtude do tanto de dedicação que a atividade lhe vai exigir. Assim, a pessoa que pretende abraçar a magistratura pensando em não trabalhar também deve buscar outra atividade.


Quem pretender ser Juiz deve, primeiro, ter um processo pessoal na Justiça. Este é o primeiro passo! Deve sentir na própria pele o que é ser parte; o que é suportar os efeitos da demora de uma decisão; o que é receber uma sentença e demorar anos para executá-la; o que é ter seu direito negado através de uma sentença ou decisão padrão que não analisou corretamente o caso; o que é embargar desta decisão/sentença e receber, como resposta, que a pretensão é de mera rediscussão do julgamento; etc.


Só assim esta pessoa ingressará nos quadros na magistratura enxergando que: há pessoas atrás dos processos; que ela assumiu, antes de tudo, um compromisso de celeridade e respeito com o jurisdicionado; que ela irá trabalhar sem buscar o reconhecimento do Tribunal a que está submetido ou de quem quer que seja, porque o trabalho é voltado para alcançar a finalidade diuturna e simples de entregar a cada um o que é seu; que irá trabalhar dias e noites a fio para cumprir da melhor forma a sua profissão; que não sossegará enquanto tiver processos na estante, que representam pessoas aguardando uma resposta; que a resposta, ainda que negativa, deve ser rápida, para propiciar à parte a possibilidade de recorrer; que cada pedido de habilitação representa uma pessoa que morreu aguardando uma resposta do Judiciário; etc. etc. etc.


Aí eu pergunto: você está pronto para este compromisso?


Assumir a magistratura com qualquer outra finalidade, sobretudo com a finalidade nefasta de não trabalhar ou de fazer o mínimo, chega a ser criminoso. O Juiz relapso, acomodado, preguiçoso não sabe o mal que ele faz a todo jurisdicionado que tem a infelicidade de ter um processo em suas mãos. É este o Juiz que você pretende ser? É para isso que você pretende abraçar a magistratura? São questões que merecem profunda reflexão!


Por outro lado, todo o conhecimento cobrado no concurso é o que dará ao futuro Juiz ferramenta para trabalhar. Ninguém se aventura a proferir sentenças e conduzir audiências sem a preparação adequada. Logo ao entrar na audiência o Juiz poderá estar diante de um representante do Ministério Público e de um advogado devidamente preparados que lhe farão questionamentos para os quais você deve ter pronta resposta. É a preparação para o concurso que lhe dará as respostas.


Então, não desrespeite o processo de aprendizado inerente ao concurso, que será fundamental para a sua atuação profissional. Seja objetivo em sua preparação e otimize o seu estudo, mas não busque atalhos ou “bizus” que proponham a desnecessidade do estudo ou pouco empenho na interpretação das matérias, das leis, da jurisprudência...


O Juiz não deve ser um reprodutor de julgamentos proferidos anteriormente. É preciso que ele tenha conhecimento suficiente para criticar a interpretação dada anteriormente e avaliar se aquela é a melhor interpretação a ser conferida ao caso concreto. Apenas após este filtro interno é que o precedente pode ser aplicado ao caso e, posteriormente, já sem tanto esforço, aos casos idênticos, sem prejuízo das constantes reavaliações.


Por isso, não despreze a necessidade de “preparar-se” para assumir uma profissão como esta. Assuma, de logo, o compromisso de que, uma vez aprovado, será o melhor Juiz que puder, o mais rápido, o mais trabalhador, o mais comprometido com a seriedade da profissão.


Cabe lembrar a lição de Calamandrei: “O juiz é o direito feito homem. Só desse homem posso esperar, na vida prática, a tutela que em abstrato a lei me promete. Só se esse homem for capaz de pronunciar a meu favor a palavra da justiça, poderei perceber que o direito não é uma sombra vã”.


Então, quer ser Juiz? Quer mesmo? Assumirás este compromisso com o outro?


Definida a questão, aguardem a próxima postagem com dicas sobre uma preparação adequada para as provas daqui a 02 (dois) dias.


Abraço,


Carolina
(twitter: @CarolinaMalta1 - Facebook: Rehab Juridico)

INFORMAMOS QUE O SITE POSSUI ATUALMENTE UM NOVO ENDEREÇO: www.rehabjuridico.com.br

49 comentários:

  1. Claro, instigador, motivador...um honra lê-lo!

    ResponderExcluir
  2. QUERO MESMO! :D

    Toda as vezes em que leio algo assim, a minha certeza aumenta, assim como minha devoção pela profissão que escolhi.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente sensacional o texto!

    Parabéns Excelência, vou indicá-lo a todos que, como eu, buscam diuturnamente o ingresso nesta profissão ímpar.

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Franklin! Se você quiser de coração, vai conseguir!! Grande abraço, Carolina

      Excluir
  4. [motim mode on] Cadê o próximo post? E isso de "aguardem a próxima postagem com dicas sobre uma preparação adequada para as provas daqui a 02 (dois) dias"? É prazo impróprio é? rsrsrs [/motim mode off]

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Carolina!
    Excelente texto! Muito palpável, realista e esclarecedor.
    Espero anciosa pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila. Os novos textos sobre a preparação já estão disponíveis! Abraço, Carolina

      Excluir
  6. Parabéns, Carolina! Ganhaste um fã aqui em Santa Catarina!
    É muito bacana sua atitude de doação ao compartilhar etapas que você já passou com pessoas que estão na batalha dos estudos! Foi uma deliciosa leitura! Obrigado =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal saber disso! Muito sucesso para você! Abraço, Carolina

      Excluir
  7. belissimo texto, muito esclarecedor. para os 'não vocacionados', uma desilusão, para aqueles que sempre sonharam com a magistratura, que nasceram para isso, uma grande motivação para continuar a buscar esse sonho. Daqui a 2 anos, se Deus quiser, magistratura trabalhista aí vou eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol, obrigada por sua mensagem! Não desista do seu sonho e lute para alcançá-lo. Assim ele terá maior valor! Um beijo!

      Excluir
  8. Carol, adorei o texto! Desejo a vc ainda mais sucesso, agora com o seu blog. Bjssss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, obrigada!! Eu te vi hoje no shopping. Tentei falar contigo, mas não consegui te alcançar... hehehehehe. Bjo! :)

      Excluir
  9. Parabéns Carolina!
    Texto esclarecedor e instigador para quem deseja ingressar nesta carreira.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelas palavras repletas de discernimento. Não sou do "direito", mas sou servidor público. Acredito que absolutamente todos que se candidatam a qualquer vaga do serviço público devem sempre ocupar antes o papel de usuários dos serviços que pretendem prestar.
    Todos os elos da cadeia do serviço público são essenciais para a população, desde os coletores de lixo aos julgados nos tribunais, passando pelos legisladores e tudo mais.
    Queremos um Brasil melhor?
    Façamos nós ele melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Thiago! A análise da vocação é imprescindível para que a atividade seja exercida com efetivo compromisso e este compromisso deve estar em cada um de nós, independentemente da profissão que exercemos. É um dano ao serviço público o servidor preguiçoso ou mal-humorado, descontando suas frustrações no cidadão que não tem nada com isso...

      Excluir
  11. Dra.,

    Embora não a conheça, desejo deixar um comentário em seu texto que está circulando na internet concurseira.

    Suas palavras mexeram com as emoções deste sujeito aqui, que no exato dia de hoje está completando 6 anos na "atividade jurídica". Pela vivência que já tive senti o quanto é autêntico o que li acima.

    Já há algum tempo fiz da magistratura federal meu sonho profissional, e são de relatos como este de V.Exa. que tenho tirado forças para persegui-lo. Por incrível que pareça, antever o que encontrarei, se obtiver sucesso no concurso, serve de motivação para mim.

    Receba meus votos de sucesso em seu trabalho. Saudações desde o RJ, deste que aqui escreve, que é filho de um legítimo pernambucano de Petrolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito suas palavras! É de pessoas vocacionadas que o Judiciário precisa. Persista no seu sonho se acredita, verdadeiramente, que poderá fazer o melhor quando passar. Não desista antes de ter efetivamente tentado a aprovação! Desejo muito sucesso para você! Abraço, Carolina

      Excluir
  12. ótimo texto, muito esclarecedor mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Doutora Carolina, boa tarde!

    Seu texto deve ser a "oração diária" dos estudantes e dos juízes atuantes.Para os estudantes, porque se algum concurseiro tem preguiça de estudar horas e horas, NÃO chegará a ser aprovado nesse concurso. E quanto aos juízes atuantes ,caso sejam preguiçosos e relapsos, vão fazer um desfavor a todo o judiciário e a sua Nação. Fiquei ainda mais convicta de minha escolha. Deus a abençoe com saúde e sorte!Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Luciana! É a pura verdade. O acomodado na hora da preparação nunca será um bom juiz. É melhor, mesmo, que não passe no concurso. Um grande abraço para você!

      Excluir
  14. Doutora, vejo muita gente falando que vai fazer concurso "x" ou "y" pensando somente na remuneração, status ou no suposto "pouco trabalho". Infelizmente, a vocação nem é cogitada como fator de motivação para escolher determinada carreira. Isso com certeza reflete na (má) qualidade do trabalho, seja como defensor público, juiz ou promotor de justiça, e quem perde é a sociedade. Sem contar o vazio que essa pessoa deve sentir, por estar numa profissão sem ter prazer pelo que faz. Obrigado pelo texto (já compartilhei) e parabéns por ser vocacionada e dedicada à magistratura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Iury. Agradeço a sua mensagem e lhe digo que o meu maior incômodo é justamente ver pessoas fazendo concursos imaginando que vão enriquecer ou não vão trabalhar. Quando entram e percebem a quantidade de trabalho, passam a vida reclamando que ganham pouco ou que trabalham demais. Ninguém aguenta... Obrigada novamente pela mensagem. Abraço, Carolina

      Excluir
  15. Excelente texto, dra.! Percuciente e instigador na exata medida! Principalmente no trecho que afirma:

    "Quem pretender ser Juiz deve, primeiro, ter um processo pessoal na Justiça. Este é o primeiro passo! Deve sentir na própria pele o que é ser parte...Só assim esta pessoa ingressará nos quadros na magistratura enxergando que: há pessoas atrás dos processos; que ela assumiu, antes de tudo, um compromisso de celeridade e respeito com o jurisdicionado."

    O exercício da judicatura é, acima de tudo, um compromisso com o jurisdicionado. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz por você compartilhar deste pensamento! Abraço, Carolina

      Excluir
  16. Parabéns, caríssima Magistrada!

    Sou estagiário de direito do TJ-AM, lotado em um cartório de família, e passei a admirar esta tão honrada carreira convivendo com os dois juízes que por lá passaram. Eles demonstravam esta mesma motivação e desenvoltura para o trabalho diário. O que percebi de mais interessante foi que o trabalho árduo deles é que inspira o dos servidores, e, em consequência, a prestação ao jurisdicionado. Ler, pesquisar e entender para fundamentar as decisões e até "ensinar" a correta postulação!

    Gostei bastante quando li que foi titular em Serra Talhada, a cidade dos meus avós e do meu pai. A cidade estava sob ótima jurisdição!

    Que o SENHOR DEUS continue lhe abençoando neste caminho de ações, processos e jurisdição, assim como motivando outros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Kim. Tenha muito sucesso em sua carreira! Grande abraço, Carolina

      Excluir
  17. Dra. Carolina,
    Concordo com cada palavra sua. É muito triste ver as pessoas que pensam que ficarão ricas e não trabalharão nada sendo juízes. Para ser servidor público, você deve estar disposto a servir o público.
    Tenho certeza que quero a magistratura, especialmente a estadual. Fiz 2 anos de estágio em gabinetes de juízes e me apaixonei pela profissão que te fornece a oportunidade de fazer justiça num país tão injusto.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Rebecca! Espero que você consiga realizar o seu sonho. Quando a gente tem vocação, a atividade, apesar de árdua, é realizada com prazer e com compromisso. Isso é o essencial! Agradeço a sua mensagem e ressalto que o blog agora tem um novo endereço: www.rehabjuridico.com.br. Abraço, Carolina

      Excluir
  18. Suas palavras foram inspiradoras, pessoas sofrem esperando uma resposta jurisdicional, carecem de uma resposta do estado, ser juiz não é glamour(claro que tem seus galardões), mas ser juiz é mais, é olhar e decidir com a justa medida, olhando acima de tudo para a justiça no caso concreto, entregando ao jurisdicionado a tutela de forma honrada, sem parcialidade, cumprindo assim sua vocação e trazendo paz social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paulo! A ideia do texto é justamente esta que você colocou. O blog agora tem um novo endereço. Se quiser nos seguir, o endereço é o www.rehabjuridico.com.br.
      Abraço,
      Carolina

      Excluir
  19. Dra. Carolina,

    Muitos operadores do direito que atuam no serviço público não sabem o que significa o que é ser servidor público no seu sentido lato, muitos apenas estão servidores, não são servidores, posto que seus interesses privados sempre prevalecem sobre o da coletividade. Tive a oportunidade de atuar como assessor de vários juízes no Estado do Tocantins, onde aprendi com eles a respeitar e valorizar a coisa pública.Estes profissionais me impulsionaram a trilhar o árduo caminho da magistratura. Estou trilhando ainda não cheguei lá, mas chegarei.Parabéns pelo seu artigo.

    ResponderExcluir
  20. Nossa que texto maravilhoso, realmente muitos juízes deveriam ler. Concordo com tudo. A vocação é essencial. Pena que a maioria pense que ser Juiz é apenas ter estabilidade e um ótimo salário. Muitos se esquecem da enorme responsabilidade. Não raro vida, patrimônio, saúde, liberdade...enfim várias situações passam pela mão do Magistrado. Um erro pode causar um dano irreparável. Muito bom. Vou procurar seu twitter para segui-la.

    ResponderExcluir
  21. Seu texto serve de inspiração não só aos concurseiros, mas também aos que já são juízes. É uma verdadeira e revigorante declaração de fé na magistratura.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Perfeito, colega! Disseste praticamente tudo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Excelente texto. Parabéns para a autora.

    ResponderExcluir
  24. É incrível ler seu texto! É uma formar de motivação para fazer a diferença, tanto na minha fase inicial de preparação, quanto no momento em que for Juíza.

    ResponderExcluir
  25. O texto é interessante. Utópico, mas ainda assim muito bom considerado seu posicionamento.
    É apaixonado e desde suas preliminares mostra sua origem: se juiz é Juiz, advogado deveria ser necessariamente Advogado (Caixa alta aqui também, por favor). Está na cartilha a ser seguida e observada, sob pena de ser cassada.
    Ofensa direta e literal à Lei federal! Nada nos resta se não agradecer, de nossas trincheiras, o Recurso desde logo provido nos entregue “de bandeja”!
    Contudo, todavia, entretanto, ouso discordar, notadamente quando não estou a postular.
    Os Juízes vocacionados são a exceção. Lamento profundamente dizer isso: mas o são. FATO!
    Hoje a bsuca por uma pretensa "estabilidade financeira" e a indústria dos concursos impera ("óbvio ululante"). Qual seria sua conseqüência primeira? Entendo que justamente a “seleção natural” daqueles que possuem condições financeiras de passar anos e anos a simplesmente estudar... sem precisar trabalhar, sem ter de encarar as peças da vida, sem efetivamente socializar. Enfim, sem ver o mundo lá fora...
    Permissa vênia, mas é absolutamente incompleto o raciocínio de que “Quem pretender ser Juiz deve, primeiro, ter um processo pessoal na Justiça”... Além disso, deve necessariamente conhecer a vida como ela é... Ao menos três anos nas trincheiras, como o efetivo espírito da Lei quer, a exercer a primária atividade jurídica, ou seja, a de Advogado, além de psicólogo, amigo, confidente, psiquiatra (...), e, acima de tudo, paciente, muito paciente.
    Sim, há “pessoas atrás dos processos”, e, via de regra, estas lançam todas as suas angústias, frustrações e até mesmo revoltas nos Causídicos que as representam, quem tem de justificar, ao vivo e à cores, todas as mazelas de nosso Judiciário, seus porquês e suas incertezas .
    Hoje digo sem medo de errar: nem de longe pretendo assumir o peso de julgar, mas não tenho dúvida de que estaria preparado para tal, pois conheço o mundo lá fora o suficiente para tanto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes as ponderações do colega acima. Expandiram a realidade e aprofundaram a lucidez do post.

      Excluir
  26. Eu quero! Maravilhoso esse post. Me faz ter mais certeza de que estou buscando a Magistratura e estou no caminho certo. <3

    ResponderExcluir
  27. Texto bem escrito, bem pontuado e objetivo!! Somos seduzidos, desde o primeiro parágrafo, a percorrer até o final, e com prazer. O talento para a escrita é para poucos, e a senhora o tem, de sobra!! Quero sim, ser juíza do trabalho!! Obrigada! Muita sorte, saúde e bençãos de Deus!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Carolina! Não a conheço, mas já a admiro como pessoa e como profissional!
    Seu texto foi extremamente motivante e realmente é isso que quero!

    ResponderExcluir
  29. Informo-lhes que o site possui novo endereço: www.rehabjuridico.com.br

    ResponderExcluir
  30. Repassei para minha filha: trata-se de exemplo vivo. Obrigado!

    ResponderExcluir